VINYASA FLOW YOGA: 3 FLOWS COM CIANI MARQUES

Conexão com seu corpo, link com sua respiração, bem estar com sua mente: concentração. Colocar todos esses princípios no dia a dia pode ser simples com a ajuda do Vinyasa Flow Yoga. Essa abordagem do método Vinyasa vai te ajudar a ocupar seu corpo e ainda promover a boa saúde física e mental (o Yoga, comprovadamente, tem o poder de ajudar a afastar a depressão e dores crônicas). Pensando nisso, convidamos a professora Ciani Marques para ensinar para o #teamchase três Flows que irão mudar o seu jeito de se relacionar com o corpo. Vem junto!

Vinyasa Flow Yoga: ferramenta de autoconhecimento e concentração

Antes de começar a praticar, o importante é saber o porquê você está fazendo certa atividade. A intenção vale tanto quanto fazer perfeitamente uma posição. O Vinyasa é a conexão entre mente, corpo e respiração. É quando sincronizamos a respiração e o movimento, um Asana com o outro. E nessa sincronia nasce-se o Flow. Uma série fluida de posturas que irá exigir, portanto, integração entre respiração e movimento. Com isso, você conhecerá melhor seus limites, suas distrações, sua respiração: você.

Ciani Marques explica o Vinyasa Flow Yoga para o #teamchase

A professora Ciani Marques montou para o #teamchase três sequências para que você possa realiza-las aonde quiser. Só é preciso um tapetinho (mat) e a força de vontade. Depois você irá se agradecer por isso!

NOTA: Essas dicas não substituem um professor de Yoga. O acompanhamento do professor é essencial para eventuais ajustes e para a realização correta e segura dos exercícios.

Agora, com a palavra, Ciani Marques:

“No Vinyasa Yoga as transições importam tanto quanto os Asanas. Algumas passagens que faremos irão exigir mais flexibilidade, outras mais força. Entretanto, tenha em mente que o mais importante é o dharana (concentração)”

Vinyasa Flow Yoga: 3 Flows com Ciani Marques

Warrior Flow

No flow que trouxemos hoje vamos trabalhar algumas variações de Virabhadrasana (Postura do Guerreiro) e Trikonasana (Postura do Triângulo). A postura é uma das fundamentais realizadas em pé e exige estabilidade e “aterramento”. Quanto mais baixo o quadril (distância das pernas afastadas x altura do quadril) maior será o desafio par manter a sustentação do corpo. Afinal, perceba como a base dos pés não se alterará durante o flow.

Benefícios físicos: Alonga-se virilha, psoas, tórax e ombros. Estimulam a digestão e desenvolvem a musculatura das pernas e glúteos. Promovem a abertura da torácica, melhorando problemas respiratórios e reduz fluxo menstrual abundante. Também aumenta a resistência e alivia dores nas costas.

Benefícios mentais: Cria-se uma mente forte e estável. Assim, combate-se o desânimo e o medo e desenvolver a coragem e a autoestima.

A dica mais importante é: mantenha o joelho da frente em 90 graus o tempo todo e os calcanhares alinhados com o joelho. Isso garantirá a estabilidade e a correta postura.

Balance Flow

No Balance Flow trabalha-se algumas variações de asanas em uma perna só. Isso desenvolve o equilíbrio e a estabilidade do abdômen e das pernas. A dica é: mantenha o olhar fixo num ponto a todo momento para manter o equilíbrio. Além disso, alinhe a espinha enquanto se equilibra e permaneça com os glúteos ativados e as escápulas encaixadas.

Benefícios físicos: Fortalece braços, costas, quadris e pernas. Desenvolve coordenação muscular, equilíbrio nervoso e concentração.

Benefícios mentais: Mobiliza força de vontade, resistência e poder interno.

Plank Flow

No Plank Flow vamos trabalhar algumas variações de asanas e Chaturanga (Prancha Yogi) utilizando-se os braços, abdômen e costas. As pranchas desenvolvem a consciência corporal e o fortalecimento muscular de base: o core. O core é extremamente beneficiado neste flow, ao passar-se pelo Adho Mukha (Postura do Cachorro) e Bhujangasana (Postura da Cobra).

A dica é: na prancha baixa, manter o cotovelo acima dos punhos, ombros ativos e a consciência do abdômen contraído a todo momento. Lembre-se: não é uma flexão mecânica!

Benefícios físicos: Melhora a postura, desenvolvendo musculatura das costas e lombar. Prepara o corpo para posturas mais avançadas, ativando braços e abdômen. Promove o alongamento de isquiotibiais em Adho Mukha e de lombar em Bhujangasana, além de aumentar a flexibilidade da coluna.

Benefícios Mentais: Melhora dores de cabeça, insônia, dores nas costas e fadiga.

Namastê!

Como é bom fazer algo pela gente, não é mesmo? Que tal utilizar a Yoga para se conhecer cada vez mais? Fique ligado(a) aqui no nosso blog para ver mais dicar dessa prática milenar e nos conte como foi para você realizar o Vinyasa Flow Yoga!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta