Você acorda no meio da noite e são 3 da manhã. Não consegue mais dormir até às 6 da manhã e o relógio desperta às 6h30. Já imaginou como será o dia? Pois é, cansaço e falta de energia serão presentes nesse dia. Mas, em compensação, os benefícios de uma boa noite de sono são vários e irão te surpreender!

Questões práticas dos benefícios de uma boa noite de sono

Vamos pensar em uma situação: você está estudando para uma prova muito importante a dias. Está passando noites e noites em cima dos livros para entender tudo e não deixar escapar nada. O dia da prova está chegando e o que fazer?

Bom, podemos pensar em pegar uma xícara de café e dar o maior gás possível nessa reta final. Entretanto, a melhor maneira de fixar toda essa informação coletada nos dias de estudo é fechar os livros e ter uma noite de sono agradável.

O sono ocupa 1/3 das nossas vidas e deve nossa atenção especial. O sono não é apenas o momento de descansar após todo o nosso trabalho for realizado. É a hora em que o corpo se equilibra para regular os seus sistemas vitais – e isso vai desde regulação hormonal até à memória.

Benefícios de uma boa noite de sono além do descanso

A hora do sono é importante para regular simplesmente tudo no nosso organismo. Desde a circulação, até ao crescimento e à resposta imunológica: tudo é controlado durante o sono. Além disso, os benefícios de uma boa noite de sono também se referem ao cérebro.

Um quinto do nosso sangue circula no cérebro quando adormecemos. E durante esse período acontece uma intensa atividade de reestruturação, crucial para o funcionamento da nossa memória.

Nossa habilidade de lembrar as coisas é devido ao sono

É um fato comprovado cientificamente: não conseguimos nos lembrar de muita coisa se tivermos um sono insatisfatório. Nossa capacidade de lembrar as coisas depende desse momento de reestruturação cerebral.

Herman Ebbinghaus, psicólogo do século 19, concluiu que esquecemos 40% de conteúdo novo após 20 minutos que o aprendemos. Esse fenômeno é conhecido como a curva do esquecimento – quanto menos dormimos, mais esquecemos.

Essa perda pode ser evitada por meio da consolidação da memória. Esse processo baseia-se na transferência da informação da nossa memória de curto prazo para nossa memória de longo prazo. Essa transferência é feita pela parte do cérebro nomeada como hipocampo.

O Sono e seus estágios

Durante uma boa noite de sono, nós temos 4 estágios de sono:

  • Estágio 1;
  • Estágio 2;
  • Sono de ondas lentas;
  • REM (fase em que ocorrem os sonhos).

É durante esses dois últimos estágios que ocorre a mágica dos benefícios de uma boa noite de sono. Sinais elétricos se movem entre o tronco cerebral, o hipocampo, o tálamo e o córtex. Tirando os nomes complicados, esses sinais servem para formar a memória de longo prazo.

Uma boa noite de sono para você

Por isso, não adianta nos privarmos do sono. Caso você tenha dificuldades para cair no sono, nós explicamos aqui uma das técnicas mais utilizadas para se ter uma boa noite (link para a matéria). Dessa maneira, conseguimos levar uma vida saudável 24 horas por dia – sem grandes esforços e aproveitando tudo de bom que a vida tem a nos oferecer.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta