Quais os benefícios da calça de compressão?

Seja pelos tecidos, cortes ou materiais, a relação entre o atleta – seja de alta performance ou não – com suas roupas acaba se modificando. Hoje em dia é cada vez mais comum ver homens usando e abusando das calças de compressão. Ela foi desenvolvida considerando-se avanços tecnológicos, pesquisas e desenvolvimento do setor fitness. Os benefícios da calça de compressão são muitos, como por exemplo: ela te ajudará a quebrar seus recordes, a economizar energia na prática e a facilitar seus movimentos

Esses benefícios da calça de compressão são baseados em diversos estudos realizados em laboratório. Tais pesquisas foram focadas em identificar qual é o papel da compressão oferecida pela roupa ao grupo muscular. Quando a compressão do músculo é realizada de maneira ideal, os resultados podem ser vários.

Roupas de compressão funcionam?

Um estudo realizado pelo Núcleo de Estudos de Alta Performance foi um dos que constataram um melhor no desempenho de quem utiliza, por exemplo, calça de compressão. A pesquisa demonstrou que os atletas que utilizavam roupas de compressão apresentavam melhor performance, principalmente em exercícios como agachamento e saltos, do que aqueles em condições placebo – ou seja, que utilizavam uma roupa não verdadeiramente de compressão.

Outra pesquisa buscou desvendar qual é o motivo das roupas de compressão trazerem tantos benefícios. Uma das teorias é de que o benefício da calça de compressão vem do fato de que essa compressão faz com que o músculo vibre menos, o que leva a menor fadiga muscular pois as fibras musculares irão ser mais eficientes no gasto energético. Por isso atletas que utilizam a calça de compressão tendem a ter um melhor desempenho.

Ainda não está convencido? Separamos alguns benefícios da calça de compressão para você descobrir um pouco mais.

5 benefícios da calça de compressão

  1. Aumenta a Oxigenação

Como mencionado anteriormente, a pressão constante na musculatura faz com que o músculo vibre menos durante a prática de atividade esportiva. Isso gera um melhor fluxo sanguíneo e consequentemente um maior fornecimento de oxigênio às células. Imagine que suas veias são um tubo de pasta de dente. Quando você comprime ela, o fluxo de saída de pasta melhora. E, claro com as devidas proporções, é isso que acontece com suas veias ao utilizar a calça de compressão.

  1. Melhora a Percepção corporal

Provavelmente será esse o benefício da calça de compressão que você observará mais rapidamente. As calças de compressão auxiliam na percepção corporal no espaço. Ou, em outras palavras, seu corpo terá uma maior consciência e recrutará apenas os músculos corretos para a prática das atividades físicas. Dessa maneira, fica mais difícil ocorrerem as famosas “roubadas”, que nada mais são do que recrutar outros músculos para ajudar na execução de determinado exercício.

  1. Oferece Conforto

As calças de compressão são produzidas com tecidos de altíssima tecnologia, modelagem para o seu melhor desempenho e o melhor acabamento para você focar em dar seu máximo no seu treino. Assim, pode esquecer aquela roupa te incomodando durante o treino – você terá flexibilidade e conforto. São basicamente utilizados dois tipos de tecido altíssima tecnologia, um com Nylon e Spandex e o outro com Poliéster e Spandex. Esses tecidos são ótimos tanto para quem pratica musculação ou outras atividades com peso, quanto para os amantes de corrida e bike.

  1. Aumenta a Performance

Um estudo australiano constatou que os atletas da seleção masculina de Rugby que utilizavam shorts de compressão em seus treinos colheram os benefícios da roupa de compressão. Após exames clínicos durante uma corrida na esteira, constatou-se que esse grupo apresentou taxas cardíacas mais baixas e menos ácido láctico concentrado (que se acumulam quando os músculos se cansam e posteriormente causam dores e câimbras ardor).

  1. Ajuda na recuperação muscular

Você já pensou que uma roupa pode ajudar você no pós-treino? Pois as roupas de compressão podem! Alguns estudos identificaram que o uso da roupa de compressão após uma sessão de exercício de resistência facilita a recuperação muscular, principalmente pela questão da melhora do fluxo sanguíneo. Com menos ácido lático estocado e mais oxigênio chegando às células, além de menos dores musculares, há um favorecimento da regeneração celular.

Calça de compressão é para todos

Esses foram apenas alguns dos benefícios das calças de compressão. Não importa se você é iniciante ou atleta de elite. O uso da tecnologia é focado para qualquer um que queira ter uma alta performance em qualquer modalidade. Se você ficou com mais alguma dúvida, não se reprima! Deixe aqui seu comentário que vamos responder rapidinho para você!

E não esqueça que nosso blog é recheado de dicas para você, para ajudar a você a ter a sua melhor performance a cada dia.

Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados