Protocolo de 7 passos para ficar bem nas fotos

Vai fazer uma viagem nos próximos dias e quer estar na sua melhor versão? O ideal, então, é começar hoje mesmo um plano nutricional de alguns dias para ficar bem nas fotos. Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas que bodybuilders e também profissionais do fitness usam dias antes de uma sessão de fotos.

Como ficar bem nas fotos: o que a ciência fala.

As dicas que virão a seguir foram inspiradas no pesquisador e bodybuilder Jim Stoppani. Ele utiliza o protocolo abaixo afim de “secar” a gordura e os líquidos, além de deixar os músculos aparentes para ficar bem nas fotos. Mas, obviamente, você pode também utilizar tais passos caso tenha algum evento especial, ou algo do tipo – não apenas para tirar fotos. Assim, você ficará com a melhor versão de você mesma.

Entretanto, não se esqueça que esse protocolo não deve ser seguido com frequência e o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista, ok?

Protocolo para ficar bem nas fotos

Passo 1: Aumente a quantidade de sódio

Duas semanas antes do grande dia, comece a aumentar a quantidade de sódio no organismo. Isso fará, primeiramente, que seu corpo retenha mais água. Mas após alguns dias do protocolo, o corpo irá se adaptar e irá reter a mesma quantidade de água que anteriormente.

Esse passo será importante para quando retirarmos o sódio da dieta completamente, você consiga “secar” ainda mais para ficar bem nas fotos.

Dicas: O ideal é ingerir nesse tempo entre 3 a 4 gramas de sódio por dias. Fontes de proteínas como queijo cottage, sardinha, anchovas e frango são boas opções que contém um elevado nível de sódio.

Passo 2: Diminua a ingestão de carboidratos

Agora é a hora de fazer alguns cortes na dieta. Duas semanas antes do grande dia, diminua a ingestão de carboidratos para 1 a 2 gramas/kg. Isso significa que se você pesa 60 kg, a quantidade máxima de carboidratos de ver de até 120 gramas.

Ao passar uma semana, é hora de cortar os carboidratos de vez. Essa é uma estratégia para esgotar os níveis de glicogênio (forma que o corpo estoca carboidrato) e forçar o corpo a começar a utilizar a gordura como fonte principal de energia.

Por isso, 7 a 5 dias antes de você ir ao seu evento, invista apenas em proteínas e porções pequenas de vegetais. O único carboidrato que é liberado é aquele do pós-treino.

Passo 3: Tome Creatina

Uma vez que você não está mais ingerindo carboidratos, você irá necessitar de uma fonte de energia durante o treino. Afinal, é imprescindível manter os treinos na mais alta intensidade (link para matéria). A creatina irá ser a protagonista em fornecer energia rápida ao músculo.

Como a creatina monohidratada atrai água para as células musculares, o ideal é apostar na creatina hidrolisada. Assim, além de ter energia durante os treinos, facilitará o processo de hipertrofia. A dose normalmente é de 2 gramas de creatina hidrolisada antes e depois do treino de musculação e aeróbico.

Passo 4: Diminua a quantidade de sódio

Você estava até agora ingerindo grande quantidade de sódio para que seu corpo comece a acostumar a estocar menos água, certo? Agora é hora de diminuir a quantidade de sódio o quanto for possível, uma vez que o corpo já se ajustou à alta ingestão de sódio.

Assim, para ficar bem na foto e começas a “secar”,  7 dias antes do grande dia reduza a quantidade de sódio para 2 gramas; 6 dias antes, reduza para 1g; 5, 4 e 3 dias antes, reduza para 600 mg; 2 dias e 1 dia antes da foto tente ingerir apenas 500 mg de sódio ao dia.

Dica: Leia todos os rótulos de todos os produtos que você ingerir – do suco ao whey protein. Além disso, não utilize nenhum tipo de tempero industrializado – quase todos contém uma grande quantidade de sódio.

Passo 5: Beba muita água

Uma semana antes de ficar bem na foto, é hora de beber MUITA água. Esse processo ajudará você a eliminar todo o sódio e água em excesso do corpo. Parece contraditório, mas é cientificamente comprovado. Assim, consuma mais que dois litros de água por dia.

Passo 6: Corte a água

Dois dias antes de ficar bem na foto, você precisará limitar a quantidade de líquido ingerida. Isso porque o corpo irá começar a se ajustar face à redução do sódio – o que fará com que comece a reter líquido novamente. Quando cortamos a água por esse período, vamos evitar com que isso aconteça.

No dia anterior, limite a ingestão de água para 3 xícaras. Mas, lembre-se, depois de ficar bem na foto volte a beber água! Ela é essencial!

Atenção: Desidratação é perigosa! Se você tiver dores de cabeça, enjoo, fraqueza, espasmos musculares ou coloração da urina diferenciada, tome água imediatamente.

Passo 7: Volte com os carboidratos

24 horas antes do grande dia, comece a ingerir uma grande quantidade de carboidrato. O ideal é ingerir de 3 a 4 gramas/kg de carboidratos. Ou seja, se você pesa 60 kg, deverá ingerir 240 gramas de carboidrato. O ideal é ingerir carboidratos de alto índice glicêmico – explicamos aqui o porquê (link para matéria).

Pronto(a) para ficar bem na foto?

Após seguir esse protocolo, seu abdômen e toda a sua musculatura ficará aparente e você estará mais pronto(a) do que nunca para ficar bem na foto, ir para um evento ou qualquer coisa que queira. Apenas lembre-se de retomar à dieta normal após esse protocolo. Além disso, esteja sempre acompanhado de um nutricionista quando seguir protocolos rigorosos como esse, ok?

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados