Posturas de Yoga para Iniciantes | Asanas

O primeiro passo para quem está em busca da prática de yoga é entender sua filosofia e seus benefícios. O próximo passo é saber uma das bases dessa prática: as posturas de yoga. Essas posturas são chamadas Asanas (pronuncia-se ásana) e são parte essencial para evoluir na prática. Pensando nisso, vamos explicar um pouco mais sobre o que são e as principais Asanas.

Posturas de Yoga: Asanas

Asana. Essa palavra em sânscrito significa “postura confortável e equilibrada”. Ela está longe de ser focada em servir como exercício físico ou alongamento. Segundo a filosofia da prática, as posturas de yoga servem para aprimorar o aspecto físico do ser humano – além dos outros três: mental e espiritual. E foi com esse intuito que os iogues da Índia, há milhares de anos, desenvolveram as asanas. De acordo com eles, é impossível almejar uma evolução espiritual se ignorarmos a saúde do corpo e da mente.

O objetivo principal das posturas de yoga, então, é equilibrar a força desses três aspectos dentro de você. Obviamente, haverá benefícios físicos – como fortalecimento muscular, condicionamento físico e alongamento. Entretanto, ao contrário de outros tipos de exercícios comuns em academia, as posturas de yoga demandam do praticante a atenção plena. Assim, com a máxima atenção possível, você será capaz de perceber seu movimento corporal, respiração e relaxamento.

As principais posturas de yoga

As asanas aqui explicadas fazem parte de certas aulas de Hatha Yoga Clássica – um dos tipos de Yoga existentes. O Hatha tem como principal ponto os momentos de relaxamento no início, no final e entre as posturas de yoga. Após o relaxamento, normalmente segue-se para exercícios de respiração. Eles ajudarão o praticante a aumentar a concentração e, assim, a conseguir realizar as asanas de uma melhor maneira.

Saudação ao sol – uma das posturas de yoga clássicas

A saudação ao sol serve, majoritariamente, como um aquecimento para a prática das asanas com maior grau de dificuldade. Ela baseia-se em uma séria de exercícios ideais para manter o movimento do corpo de forma fluida e em harmonia com a respiração.

Postura da Cara de Vaca – Gomukhasana

Essa é uma das posturas de yoga que mais auxiliam na flexibilidade dos ombros e auxilia a manter uma boa postura corporal (link para outra matéria). A Gomukhasana é ideal para quem passa o dia todo na frente do computador.

Postura da Cobra – Bhujangasana

Essa é uma das posturas clássicas da yoga. Ela é indicada, principalmente, para fortalecer os múculos das costas e a alongar a parede abdominal. Além disso, estimula os órgãos do sistema digestivo a funcionarem corretamente.

Postura da Árvore - Vrikshana

Uma das posturas de yoga mais conhecidas é a pose da árvore. Ela demanda alta concentração e equilíbrio. Isso porque só é possível manter-se nela ao estar com a mente calma e focada e com firmeza em ambas as pernas e braços.

Busque um ambiente adequado e comece a praticar

A yoga é uma prática que pode ser feito por qualquer pessoa – não importa sua idade. O ideal é buscar escolas de yoga perto da sua casa ou trabalho. Os instrutores irão auxiliar a realização das posições de yoga de forma correta e segura. Assim, você não irá desanimar e colherá todos os benefícios dessa prática. Quando vamos começar?

Postagem mais antiga Postagem mais recente