Por que você deve começar a meditar hoje?

A popularidade da meditação está cada vez maior. E isso vem do fato de que pessoas estão cada vez mais se interessando em descobrir os benefícios de ter uma mente saudável. E isso é só uma das razões para você começar a meditar hoje mesmo.

O que é meditar?

Muito conhecida como sendo aliada da prática de yoga, começar a meditar nada mais é do que treinar a sua mente. Esse treinamento consiste, sobretudo, em ajustar o seu foco e redirecionar os seus pensamentos para onde você queira.

Não por acaso, começar a meditar leva você a ficar cada vez mais consciente de você mesmo e das coisas ao seu redor. Além disso, há outros benefícios que a meditação traz. E isso tudo comprovado cientificamente.

Razões para começar a meditar

  1. Reduz o stress

Claro que esse benefício da meditação é um dos mais conhecidos. Mas isso tem uma razão: a meditação é uma das melhores formas de diminuir o stress. Um estudo que incluiu a participação de mais de 3.500 adultos concluiu que depois de oito semanas de meditação diária os indivíduos apresentaram uma diminuição na inflamação causada pelo stress. É essa inflamação que causa desde distúrbios do sono a até depressão. Assim, começar a meditar é uma ótima maneira de abaixar os níveis de cortisol no sangue.

  1. Controla a ansiedade

Claro: menos stress quer dizer menos ansiedade. Mas os benefícios vão além, e a meditação pode reduzir os sintomas relacionados a fobias, ansiedades sociais, pensamentos paranoicos e ataques de pânico. Essa foi o resultado de um estudo de oito semanas realizado pela Universidade de Kentuck, nos Estados Unidos.

  1. Começar a meditar reduz a procrastinação

Você é daquele tipo de pessoa que pensa em fazer uma coisa, mas, quando vê, já está fazendo outra? Bom, então começar a meditar pode ser ideal para você. A meditação funciona como uma academia para a sua mente. E quanto mais se pratica, maior é a sua força para manter a atenção em uma tarefa. Um estudo da Mayo Clinic concluiu que a meditação pode até reverter distúrbios de atenção.

  1. Ajuda a combater vícios

Um vício nada mais é do que um descompasso (até mesmo químico) da sua mente. Uma pesquisa utilizou a meditação como parte do tratamento de dependentes de drogas e álcool. O resultado foi positivo: sim, a meditação pode ajudar na luta contra a dependência de drogas e álcool ao aumentar o autocontrole.

Começar a meditar é fácil

Pode parecer complicado no início, mas meditar é uma prática de constante aprendizagem. Comece por 5 a 10 minutos ao dia e vá aumentando conforme for se sentindo confortável. Hoje já existem diversos aplicativos para celular que possuem programas de meditação guiada. Essa é uma ótima maneira de começar a meditar. O ideal é escolher um horário específico no dia e separá-lo para a sua prática meditativa.

Lembre-se: a meditação é como um exercício. E como todo exercício, a prática leva à perfeição. Que tal começar a meditar hoje mesmo?

 

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário