Os 4 melhores exercícios abdominais por Bruno Reis

Desenvolver a musculatura da região abdominal é de extrema importância não só para quem busca uma barriga definida. Ter o abdômen fortalecido e bem condicionado é imprescindível para ter uma boa movimentação do corpo durante a prática de atividades diárias. Para nos ajudar nessa missão, o treinador Bruno Reis separou os 4 melhores exercícios abdominais para você incorporar ao seu treino.

 

Por que fazer exercícios abdominais?

Antes de passar para os exercícios abdominais em si, vamos entender melhor qual é a importância deles no nosso esquema de treinamento. O abdômen pode ser separado em tais musculaturas:

  • Oblíquo externo do abdome;
  • Oblíquo interno;
  • Transverso;
  • Reto Abdominal.

Normalmente conseguimos ativá-los pela flexão do tronco. E esses músculos possuem a função primária de proteger todos os nossos órgãos localizados na cavidade abdominal. Um abdômen resistente também ajuda no movimento do tronco, auxilia na manutenção da postura e até na estabilização da pelve quando movimentamos os membros inferiores.

Por essas e outras, um abdômen definido não é sinônimo apenas de barriga tanquinho, mas também de um estilo de vida mais saudável e afastado de lesões.

Exercícios abdominais: quantas vezes por semana?

O recomendado é realizar exercícios abdominais entre duas a três sessões por semana, com um intervalo de 48 horas entre cada uma. Dessa maneira, você pode realizar a sequência de exercícios montada pelo Bruno Reis na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Cuidado com os mitos

Como dito anteriormente, o abdominal tem muitas outras funções além da estética. Mas engana-se quem pensa que a realização de exercícios abdominais é o suficiente para eliminar a gordura da região abdominal.

A perda de gordura localizada advém não apenas dos exercícios abdominais. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul de Illinois, nos Estados Unidos, já constatou isso. Ao estudar os efeitos de apenas os exercícios abdominais na gordura abdominal, verificou-se que apenas o treino para a região não foi suficiente para diminuir a quantidade de gordura localizada.

A queima das gorduras indesejadas é possível com um programa de treinamento completo. Assim, incorpore na sua rotina, além desses exercícios para o abdômen, treinos de musculação (link para a matéria), de aeróbico em jejum (link para a matéria), entre outros.

Melhores Exercícios abdominais

Agora que você já tem um ponto de partida e o objetivo está traçado, vamos conferir os exercícios abdominais que Bruno Reis separou para você fazer em casa ou na academia.

  1. Abdominal Supra com Perna estendida

Com o movimento de tirar o tronco do solo, fazendo a flexão do abdômen, estique uma das pernas na diagonal. Lembre-se de quando voltar não encostar a escápula no solo e manter a tensão muscular na musculatura da perna durante todo o movimento.

  1. Abdominal Rolo

Esse exercício tem um nível de complexidade um pouco mais elevado e você irá precisar de acessórios. Mais nada do que fazer alguns treinos para você tirar de letra.

Com a ajuda de um rolo para abdominal, desça o tronco em direção ao solo mantendo os braços estendidos. Vá até seu máximo. Na volta do movimento, faça uma pequena flexão do tronco.

  1. Abdominal Canivete com a Bola

Com uma bola de Pilates, passe das mãos para as pernas a bola fazendo o movimento de “abrir” e “fechar”. Mantenha as pernas semi-flexionadas para pegar a bola e os braços totalmente esticados. Quando for fazer o movimento de “abrir”, estique completamente as pernas para ativar ainda mais a musculatura.

  1. Abdominal Oblíquo com Carga

Com pesos nas duas mãos e caneleiras nas duas pernas, leve o braço direito para a perna esquerda, mantendo a perna esquerda flexionada e a direita estendida. Após isso, faça o mesmo movimento com o outro lado. Não esqueça de fazer o movimento de forma controlada.

Abdominais em dia

Agora que você já conferiu as dicas do Bruno Reis, conta para a gente o que mais você gosta de fazer para manter a musculatura do abdômen definida! Assim, vamos conseguir alcançar os objetivos juntos – pois nada é impossível para nós. Vamos nessa?

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados