Devo ingerir quantas calorias para perder peso?

É normal vermos nas resoluções de ano novo, vida nova, tópicos do tipo: guardar mais dinheiro, dormir melhor e... perder uns quilinhos. Afinal, é comum pecarmos em alguns períodos da vida e ganharmos algumas gorduras indesejadas. Mas a pergunta que fica é: devo ingerir quantas calorias para perder peso?

Calorias para perder peso: vamos entender

Normalmente, uma mulher moderadamente ativa com idade entre 26 e 50 anos deve ingerir 2000 calorias por dia para manter um peso saudável. Essa é a diretriz da USDA's Dietary Guidelines for Americans. Entretanto, quando falamos em perda de peso, a regra geral pode não valer para você. Isso porque deve ser levado em consideração fatores como idade, peso, sexo e nível de atividade física praticada. Assim, as calorias necessárias para perder peso são particulares. (Inclusive, você anda treinando direitinho? – link para matérias)

Contador de calorias para perder peso: sem fórmulas mágicas

Caso você já tenha procurado no Google sobre quantas calorias você deve ingerir para perder peso, você deve ter caído em algumas calculadoras mágicas. Elas pedem algumas informações e te indicam a quantidade de calorias para perder peso. Parece muito bom para ser verdade – isso porque, como dissemos anteriormente, há diferentes fatores que influenciam nessa conta.

Alguns aplicativos especializados em te ajudar a perder peso, fazem essa conta das calorias para perder peso. As perguntas correntes para a realização dessa conta são:

  • Peso atual
  • Altura
  • Peso desejado
  • Sexo
  • Idade
  • Nível de atividade física
  • E em quanto tempo você quer perder peso

Entretanto, especialistas afirmam que o que esses aplicativos fazem, normalmente, é calcular a quantidade de calorias necessárias para manter o seu peso. Depois disso, subtrai-se 500 calorias. Esse déficit, teoricamente, ajudaria você a emagrecer.

Calorias para perder peso leva outros fatores em consideração

Fazer uma conta normal dessa pode ser perigoso para o seu metabolismo como um todo. Um cálculo errado sobre a quantidade de calorias pode levar a perda de massa muscular, compulsão alimentar, irritabilidade e alterações de humor.

Como determinar a quantidade de calorias para perder peso?

Uma dica para continuar a utilizar esses aplicativos e não cair nessas armadilhas é fazer o seguinte: ao invés de colocar o peso que atual que você está, insira o peso que você gostaria de ter. E como objetivo a manutenção do peso.

Ou seja, você vai ter a quantidade de calorias necessárias para manter o seu peso ideal. E, além disso, ficará longe dos efeitos colaterais ocasionados pela privação excessiva de calorias. Dessa maneira, não conte quantas calorias a menos você deve ingerir. E sim quantas calorias alguém com o peso que você deseja deve ingerir.

Perder peso vai além de contar calorias

Apesar dessa dica, lembre-se que perder peso é um processo que leva tempo e dedicação. O ideal é aliar um programa de treinamento (link para outra matéria) com uma dieta que combine com o seu estilo de vida e seus objetivos. Algumas pessoas, por exemplo, não se dão bem com dietas muito restritivas, e precisam optar por um programa de alimentação diferenciado.

Além disso, ingerir uma baixa quantidade de calorias – aquém do necessário para você – pode atrapalhar até na realização do seu treinamento. Ou seja, você não irá render a mesma coisa.

Por isso, esteja sempre atento(a) aos sinais que o corpo nos envia. Ele é o que mais entende sobre nós mesmos, não é verdade?

 

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados