Conheça os 4 benefícios principais da Yoga

Mais do que para relaxar, a prática da yoga é um exercício que traz melhoras não só para o corpo, mas também para a mente. Os benefícios da Yoga vão além do aumento da flexibilidade. A sua postura sofre uma melhora significativa, além de reduzir o stress.

Objetivo principal da Yoga

Muito mais do que melhorar a aparência física do corpo, a prática de Yoga tem como objetivo principal buscar o equilibro entre corpo e mente. Afinal, sem uma mente alinhada e calma, o corpo sofre com mazelas – que vão desde cansaço a até doenças.

A mortalidade relacionada ao stress é alarmante. De acordo com a Associação Americana de Psicologia, o stress pode ser a causa das seis principais causas de morte: doença cardíaca, câncer, doenças pulmonares, acidentes, cirrose hepática e suicídio. E mais: a Associação Americana de Stress considera que 60% de todas as doenças humanas são causadas majoritariamente pelo stress.

Assim, no meio de uma rotina exaustiva e estressante, nada melhor do que tirar um tempinho para colher os benefícios da Yoga. Para isso, é preciso ter claro que a filosofia de vida da Yoga considera a mente, as emoções e o corpo como um objeto único – que devem ser tratados em conjunto.

Benefícios da Yoga

  1. Melhora a respiração

Um dos principais benefícios da yoga que pode ser notado depois de algumas práticas é a melhora da respiração. Isso porque para realizar qualquer movimento é preciso unir corpo e práticas de respiração. Ou seja, você irá reaprender a respirar de forma eficiente.

Isso pode ajudar não só no controle do stress, mas até na realização de outras modalidades como a corrida, musculação e bike. A mescla entre alongamentos e movimentos nas posturas, aliada com o controle da respiração, ajuda também a unir corpo e mente.

  1. Aumenta a concentração

Esse benefício da yoga é graças à melhora da respiração. Com a respiração consciente, você estará 100% no presente. Assim, você conseguirá ver quais pensamentos estão deixando seu consciente estressado e que acabam atrapalhando seu dia a dia e a sua saúde.

  1. Maior consciência corporal: um dos principais benefícios da yoga

A prática de yoga é uma das formas mais eficientes para criar uma conexão entre o corpo e a mente e, dessa maneira, atingir o equilíbrio mental e emocional. A consciência corporal fará você perceber quais são suas limitações – tanto na vida, quanto nas posturas – e consequentemente quais são suas necessidades.

  1. Qualquer um(a) pode fazer

Não é preciso ser jovem, ter flexibilidade ou já praticante de alguma atividade física. É possível colher os benefícios da yoga não importa qual seja seu nível. Um dos pilares da filosofia da Yoga é não ter rótulos e de que todos devem ser praticantes.

Também não por acaso é comum ver aulas de yoga voltadas desde para crianças a até para gestantes e idosos.

Vamos começar a colher os benefícios da yoga?

Gostou de saber um pouco mais sobre essa prática? Saiba que a yoga é uma das atividades que mais pode auxiliar vários pilares da sua vida: mental, emocional e corporal. Você começará a notar melhora no seu dia a dia e na prática de outras atividades físicas. E agora, quando vamos começar a praticar?

Postagem mais antiga Postagem mais recente