Como ter uma boa postura corporal?

Não importa o lugar ou o que você esteja fazendo: uma boa postura é essencial para manter seu corpo alinhado. O grande problema é saber como ter uma boa postura no dia a dia corrido. Muitas vezes só percebemos quando alguma dor aparece ou as pernas ficam dormentes. Por isso, vamos começar hoje a seguir alguns passos para manter a boa postura?

Por que é importante uma boa postura?

Postura corporal é a posição das suas articulações em um momento – e isso envolve nervos e músculos também. Por isso, se não prestamos atenção nós sujeitamos nosso sistema ao stress. Alguns exemplos de stress relacionado a postura está: sentar inadequadamente, carregar mais peso do que aguentamos e ficar com a famosa “corcunda”.

Com esse stress, nossos músculos devem fazer um esforço ainda maior – e muitos deles não estão preparados para fazer tamanho trabalho. Além disso, ocorre um maior desgaste nas articulações, o que leva às lesões. Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo também já comprovou que uma má postura também pode aumentar a incidência de dores de cabeça.

5 Dicas para ter uma boa postura

Músculos fortes e flexíveis são importantes para manter as curvas da espinha alinhadas. Por isso, um estilo de vida sedentário pode reduzir a força muscular e levar à má postura. Dessa maneira, estudiosos de Harvard já apontam que a força do músculo afeta uma boa postura, principalmente em relação aos músculos do core – pélvis, glúteos, lombar e abdômen.

O core é responsável por ligar seus membros superiores e inferiores. Quando tais músculos estão enfraquecidos, o corpo tende a ir para frente para compensar essa fraqueza, o que causa uma má postura.

Para te ajudar nessa tarefa que, apesar de parecer fácil requer muita atenção no início, separamos algumas dicas e exercícios para você que busca como ter uma boa postura.

1ª Dica: Desenvolva consciência corporal

Quando observamos a coluna vertebral por trás, devemos imaginar que todas as vértebras estão alinhadas. Se observamos a coluna de lado, ela deve ter três curvas no pescoço, nos ombros e na lombar.

Com essa imagem em mente, sabemos como podemos manter uma boa postura. Alinhe toda a sua coluna de maneira que o centro de gravidade esteja no seu core. Pare e pense: estou alinhado?

2ª Dica: faça exercícios para a lombar

Já falamos aqui que ter um core forte é essencial para ter uma boa postura, certo? E a lombar, por vezes, fica esquecida nos treinos do dia a dia. Nossa dica é fazer um exercício simples, pelo menos duas vezes por semana.

Deite de costas com os braços para os lados. Dobre os joelhos e levante-os em direção ao peito. Lentamente abaixe ambos os joelhos para o chão de um lado. Mantenha por 15 segundos. Traga os joelhos de volta à posição inicial, mantendo os braços e as omoplatas no chão, depois abaixe para o outro lado. Repita cinco vezes em cada lado.

3ª Dica: Faça alongamento da coxa

Alongar as coxas é de extrema importância, afinal, será ela que irá sustentar todo o peso do seu torso.

Deitado de bruços, segure o tornozelo esquerdo com a mão esquerda. Pressione a perna dobrada para trás contra a resistência da sua mão. Mantenha por 20 a 30 segundos. Em seguida, puxe a perna para cima para suas nádegas. Segure por 20 segundos, depois abaixe a parte da perna. Repita cinco vezes com cada perna.

Não esqueça de utilizar roupas confortáveis e que ajudam você a realizar o movimento por completo, como leggings, seja para homem[3] ou para mulher e tops.

4ª Dica: Faça alongamento do pescoço

Quando concentramos muita tensão na região do pescoço, é comum colocar nossa cabeça um pouco a frente para compensar essa falta de flexibilidade e força dos músculos estabilizadores. Isso influencia a boa postura e leva você a ficar até “corcunda”.  Esse exercício é simples e rápido.

Sentado em um banquinho ou cadeira e segurando o assento com a mão direita, coloque a mão esquerda no lado direito traseiro da cabeça. Puxe a cabeça para baixo enquanto gira o queixo para a direita. Mude de mãos e repita no lado oposto. Repita cinco vezes em cada lado. Você também pode esticar o pescoço, puxando a cabeça para baixo em direção ao seu ombro. Mantenha por 20 a 30 segundos.

5ª Dica: Faça alongamento do ombro e da parte superior das costas

Será a região do ombro e da parte superior das costas as mais afetadas pelas pessoas que ficam horas sentadas. Isso porque nessa posição tendemos a jogar nossos ombros para frente. Por isso, um exercício de alongamento é essencial para reeducar nosso corpo.

Sente-se em uma cadeira reta, mas sem tocar nas costas. Com as mãos cruzadas atrás da cabeça, levante os ombros em direção aos ouvidos e pressione para baixo. (2) Pressione a parte de trás de sua cabeça em suas mãos, para que os músculos ao longo de sua parte superior da coluna se contraiam; segure por cinco segundos. (3) Pressione os cotovelos para trás 10 vezes, para sentir o movimento em suas omoplatas.

Boa postura é essencial para todos

Seja para os atletas de alta performance ou para aqueles que ainda estão saindo do sedentarismo, ter uma boa postura, além de ajudar nos treinos, faz com que evitamos lesões que possam aparecer em curto, médio e longo prazo. E queremos evitar isso, não é mesmo?

Como é a postura de vocês? Acham difícil manter uma boa postura? Comente aqui, queremos ouvir vocês.

 

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados