Como fazer agachamento em 6 passos

Não importa qual seja seu objetivo: ganho de massa muscular ou perda de peso. Um dos melhores e mais completos exercícios que devem constar na sua lista de treino deve ser o agachamento livre. Entretanto, saber como fazer agachamento é algo complicado – mas apenas no começo.

A chave para realizar o movimento de forma segura para seus joelhos, seus tornozelos e suas costas é saber fazer agachamento da maneira correta. Dessa maneira, você poderá tirar desse exercício todos os diversos benefícios do agachamento.

Por que e como fazer agachamento é bom para você

Há uma lista de razões para você integrar o agachamento livre na sua planilha de treino. E quando você aprende a como fazer agachamento de forma correta, tenha certeza que seus objetivos virão ainda mais rapidamente. Vejamos, se o seu objetivo for alguma das seguintes opções, tenha certeza que o agachamento deve fazer parte da sua rotina de treinos:

  • Aumentar a massa muscular e sua força;
  • Diminuir o peso e ficar com os músculos “torneados”;
  • Ter uma “estética” melhor (ou seja, uma que você goste! Não siga padrões!)
  • Ficar mais feliz e saudável;

Como fazer agachamento tem seus benefícios

Antes de explicar como fazer agachamento de modo adequado, vamos entender em mais detalhes a razão pela qual você deve começar a fazer esse exercício – seja você homem ou mulher. Separamos 3 benefícios do agachamento para entendermos um pouco melhor:

  1. Agachamento aumenta a secreção de hormônios

Como o agachamento é um exercício que você utiliza todo o seu corpo para realiza-lo, a estimulação para secreção de hormônios relacionados ao crescimento muscular é maior. Essa é uma constatação científica muito conhecida.

  1. Auxilia na força do core

Como fazer agachamento é um exercício que não é só focado nas pernas... E isso é uma das provas. Uma vez que no momento da descida você necessitará permanecer com as costas retas e firmes, invariavelmente você trabalhará todo o seu core (composta pela região abdominal e lombar).

  1. Melhora sua performance em outros esportes

Seja você adepto(a) à corrida, à bike, à natação, ou a qualquer outro esporte, o agachamento será um aliado para melhorar sua performance. Como você saberá como fazer agachamento de forma correta, o exercício recrutará de maneira eficiente toda a musculatura corporal. E quando você partir para seu esporte favorito, toda essa cadeia muscular estará mais resistente para você correr ou pedalar ainda mais forte.

Vamos ao que interessa: como fazer agachamento

Pode ficar tranquilo(a), fazer agachamento é mais simples do que você pode imaginar. A chave, como dito anteriormente, é saber como fazer agachamento de forma apropriada. Por isso, antes de começar a colocar barra nas costas e peso, treine apenas com o peso corporal.

Passo 1. A maneira correta de como fazer agachamento tem um ponto de partida crucial, que guiará todo o seu movimento. De pé, fique com os pés milimetricamente afastados da sua linha dos ombros. Nem muito para fora, nem muito para “dentro”.

Passo 2. Aponte os dedos do pé um pouco para fora, para gerar maior estabilidade. Não mais do que 5 graus para fora.

Passo 3. Olhe sempre para frente para e foque em fazer força para subir e descer com o calcanhar.

Passo 4. Para realizar apenas com o peso corporal, coloque as mãos à frente do corpo. Isso ajudará a manter sua coluna em uma posição neutra.

Passo 5. Na descida, com as costas sempre retas, desça até quase atingir 90 graus entre a região da panturrilha e a parte de cima da perna. Esse é o momento de inalar o ar. Observe se os seus joelhos não estão passando da linha da ponta dos pés.

Passo 6. Na subida, com a força concentrada no calcanhar e exalando todo o ar, suba até quase ficar com o corpo totalmente estendido.

Agora que você sabe como fazer agachamento...

Que tal começar hoje mesmo? Fale com seu treinador como esse exercício pode se encaixar na sua rotina de treino (link para outra matéria). Quanto mais você praticar, melhor será seu movimento e mais rápido você chegará em seus objetivos.

 

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados