Como fazer aeróbico em Jejum (AEJ): dicas com Gui Castelo Branco

Não é mais nenhum tabu fazer exercício físico sem comer uma refeição como pré-treino. Hoje é cada vez mais comum ter na rotina de treino o aeróbico em jejum – popularmente conhecido como AEJ. Mas é preciso seguir algumas dicas para realizar esse exercício de maneira correta. Por isso, convidamos o atleta Men Physique Gui Castelo Branco para nos explicar como fazer aeróbico em jejum da melhor forma possível.

Como fazer aeróbico em jejum?

 

 

O Gui Castelo Branco sempre faz como a primeira atividade do dia o cardio em jejum. Além de estar já incorporado na sua preparação, essa técnica é importante também na eficiência do processo da queima de gordura para os que já praticam musculação ou outros tipos de atividades. Ou seja, o aeróbico em jejum serviria como uma atividade complementar a todo um esquema de treinamento.

O aeróbico em jejum funciona na queima de gordura uma vez que o corpo mobiliza as células de gordura, as transportam até o fígado, aonde são quebradas em ácidos graxos e triglicerídeos. Só então essas substâncias são levadas até os músculos, aonde são estocadas para serem convertidas em energia.

Agora, vamos ao que interessa: como fazer o aeróbico em jejum?

  1. Acorde e vá fazer o AEJ

Esse tipo de treino deve ser a sua primeira atividade do dia. Por isso não faça nenhum outro tipo de atividade que desgaste seu organismo antes do aeróbico em jejum. No máximo tenha estipulado o tempo de chegar na academia para fazer o AEJ.

  1. Use a esteira

Como você está em jejum, a sua disponibilidade energética não é tão grande. Por isso, não queremos correr o risco de ter uma hipoglicemia num parque, sem supervisão de um profissional de educação física.

  1. Faça de 40 a 50 minutos de exercício de baixa intensidade

Assim como explicado acima, a disponibilidade energética no AEJ é menor. Na hora de procurar respostas de como fazer aeróbico em jejum, leve em consideração esse quesito do baixo nível de açúcar no sangue. Por essa razão o Gui Castelo Branco considera que é melhor fazer uma carga de exercícios média, mantendo a sua frequência cardíaca em um patamar que propicie a queima de gordura. O ideal é manter entre 60 a 70% sua frequência cardíaca máxima.

  1. Incorpore o HIIT (High Intensity Interval Training) em outro momento do dia

O Gui Castelo Branco explica que quando a data de uma competição se aproxima, o HIIT é incorporado nos seus treinos. Esse treino nada mais é do que mesclar caminhada e corrida e, assim, variar a sua frequência cardíaca durante a prática.

A dica é fazer de 30 a 35 minutos de HIIT, considerando 2 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida em alta intensidade. Mas não esqueça de fazer esse tipo de exercício em outro horário, longe do aeróbico em jejum.

Todo mundo pode fazer o AEJ?

Obviamente, esse tipo de treino pode não ser bom para todas as pessoas. Afinal, cada corpo reage de uma maneira diferente a todo e qualquer estímulo. Exercitar-se sem comer antes pode ser risco do famoso “bonking”. Esse termo do esporte é caracterizado quando você se sente letárgico ou fraco(a) devido ao baixo nível de açúcar no sangue.

O bonking pode fazer com que você não alcance a intensidade desejada para a realização do aeróbico da melhor maneira. Portanto, se você se sentiu enfraquecido e que não conseguiu dar o seu melhor no aeróbico em jejum, a melhor opção poderia ser comer uma pequena quantidade de comida antes do treino. A revista TIME fez uma extensa matéria sobre esse tema – quanto mais informações tivermos, melhor, não é mesmo?

Além disso, o aeróbico em jejum é conhecido por ser hardcore. Antes de se aventurar, tenha certeza de que seu organismo está capacitado fisiologicamente para um treino desse estilo, ok?

Qual é o seu objetivo? Você vai chegar lá.

Agora que você já sabe como fazer o aeróbico em jejum, converse com seu treinador para incorporar essa prática na sua rotina de treinos. Para conquistar os nossos objetivos – sejam eles quais foram – é preciso suar a camisa.

E tudo fica ainda mais fácil quando encaramos isso como um estilo de vida. Afinal, estar com a saúde em dia e colecionando conquistas é bom demais! Vamos começar? #chaseit

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods