Cardio depois do treino de resistência: sim ou não?

A pergunta que muita gente faz quando começa a treinar é se deve-se fazer exercícios cardiovasculares depois do treino de resistência (lê-se musculação). Essa dúvida muitas vezes permanece mesmo depois de adquirida experiência: cardio depois do treino de resistência é benéfico ou não? Bom, vamos resolver essa questão de uma vez por todas.

Cardio depois do treino de resistência e vice-versa

Fazer a sua sessão de cardio depois do treino de resistência pode ser bom quando pensamos em perda de peso. Entretanto, nem sempre essa é a melhor saída. Para compreender melhor, vamos pensar ao contrário: fazer o cardio antes do treino de musculação.

Realizar um treino cardio – bem feito – de 40 a 60 minutos e depois partir para a sessão de musculação pode não ser o recomendado. Isso porque você chegará no seu treino de resistência com a energia menor do que você poderia ter. Assim, sua força não será a mesma caso você começasse seu treino pela resistência.

Então escolha o cardio depois do treino de resistência

Um dos treinadores e especialistas em questões fitness, Obi Obadike, considera que quando ele realiza o treino de cardio depois do treino de resistência ele se sente com muito mais energia do que se fizesse ao contrário. Isso acontece porque é preciso (muita!) energia para realizar o treino de resistência e ser capaz de levantar os pesos.

Ou seja, o ideal é não desperdiçar toda a sua energia na esteira o na bike antes de começar a musculação. E isso acontece porque, no treino cardiovascular/aeróbico, seu corpo utilizará sua gordura armazenada como combustível para realizar o exercício. Entretanto, antes disso acontecer o organismo irá queimar seus estoques de glicogênio (energia muscular) primeiro. E no treino de musculação você utilizará o estoque de glicogênio para realizar a força muscular.

Dessa maneira, o cardio depois do treino de resistência irá utilizar diretamente o estoque de gordura, uma vez que você já utilizou o glicogênio para a musculação. E sabe qual é a chave de tudo isso?

EPOC: a razão de fazer cardio depois do treino de resistência

Depois de um treino realizado de maneira intensa, seu corpo continua a queimar mais calorias que o usual até 48 horas depois. Esse processo é conhecido como EPOC - “Excess post-exercise oxygen consumption” (consumo de oxigênio excessivo pós-exercício.

O EPOC ocorre porque o seu corpo necessita de mais energia que o usual para recuperar os músculos que você “danificou” na musculação. Esse processo é que irá fazê-los ainda mais fortes. E o EPOC ocorre principalmente depois de sessões de treino de resistência de alta intensidade – ou seja, o EPOC acontece principalmente depois da musculação do que depois do treino cardiovascular.

Então, o que fazer?

Mesmo que seu objetivo seja ganhar massa muscular, não pule o treino aeróbico. Ele será sua base para aguentar sessões de musculação de alta intensidade. Além disso, com a realização do cardio depois do treino de resistência você começará a ter uma EPOC cada vez mais eficiente. Converse com seu treinador para descobrir o melhor exercício aeróbico para você performar depois da musculação. Ou você já encontrou o seu preferido?

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados