Cardio antes da musculação: pode ou não?

Você já deve ter ouvido muito por aí vários palpiteiros, amadores e os ditos “especialistas” explicarem se é benéfico, ou não, fazer cardio antes da musculação. A dúvida que corre por aí é que correr ou pedalar antes de um treino de musculação pode anular os efeitos do seu treino de força, resistência ou hipertrofia. Para nos ajudar a solucionar essa dúvida, fomos em busca de dados científicos para ver o que a academia fala do assunto.

Do início: não priorize apenas um método de treinamento

Antes de saber o que os dados científicos dizem sobre o cardio antes da musculação, uma coisa é necessária deixar clara. Tanto a musculação, quanto a atividade cardiovascular são importantes para você atingir seus objetivos – seja na balança, no espelho ou na saúde.

Apenas uma hora de musculação na semana já é suficiente para reduzir a pressão sanguínea diminuir em 29% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Quando esse treino de musculação é realizado em conjunto com o treinamento cardiovascular, os benefícios podem ser ainda maiores. Além disso, um complementará o outro. Ou seja, o treino cardiovascular irá auxiliar no desempenho na musculação e vice-versa. Isso potencializa todos os resultados.

Por isso, seja o aeróbico em jejum (link para matéria) ou um treino intenso de abdominais (link para matéria, um capacitará você a realizar o outro se o treino for planejado adequadamente.

Cardio antes da musculação: o que diz a ciência

Um estudo realizado na Finlândia e divulgado pelo European Journal of Physics pode ter solucionado essa dúvida sobre a possibilidade de realizar cardio antes da musculação. De acordo com a pesquisa, tudo depende do quanto de atividade cardiovascular será realizada.

Após recrutarem um grupo de 200 homens e mulheres não-sedentários, os pesquisadores os dividiram em dois grupos. O primeiro seria formado por aqueles que iriam realizar o exercício cardiovascular imediatamente após a musculação e o outro que fazia a musculação depois do exercício cardiovascular. Todos os participantes realizaram o treino de 2 a 3 vezes por semana e foram acompanhados ao longo de 24 semanas.

Resultados científicos: vá com moderação

Depois das 24 semanas, os pesquisadores observaram que um treino cardiovascular prolongado – ou seja, que dure mais de 30 a 40 minutos – pode reduzir seu desempenho na musculação. A resposta ao anabolismo – que leva a hipertrofia – foi menos favorável ao grupo que realizou o cardio antes da musculação.

Para quem busca um máximo desempenho ou é um atleta de alta performance, os resultados podem ser afetados. Entretanto, aqueles que apenas buscam mantes uma vida saudável ativa, os estudiosos observaram que essa deficiência anabólica era irrisória.

Para máximo desempenho, separe os treinos

Se for possível e você não precisar escolher entre fazer o cardio antes da musculação, não faça exercícios cardiovasculares e de força no mesmo dia. Essa conclusão foi feita por uma pesquisa realizada na Universidade de James Cook, na Austrália.

A razão seria similar ao resultado encontrado pelo outro estudo. A fadiga decorrente do treinamento de força leva mais de 24 horas para completar níveis satisfatórios de recuperação. Dessa maneira, caso você realize o treino de musculação no mesmo dia do treino cardiovascular, um dos dois irá ter um rendimento reduzido. Uma vez que as fibras musculares sofrem pequenas lesões durante a musculação, é no processo de “cura” que você irá conseguir mais força e hipertrofia.

Discussão ainda não finalizada

Com essas pesquisas um fato podemos constatar: se a sua intenção é melhorar o desempenho no esporte, faça o treino de cardio até 24 horas depois do de musculação. O cardio antes da musculação irá te prejudicar a atingir o máximo rendimento.

Mas, obviamente, tudo depende do seu objetivo. Converse com seu treinador para conseguir montar seu programa de treinamentos da melhor maneira. E você, já começou o seu programa de treinos?

 

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods