4 hábitos para quem quer emagrecer

Apostamos que você já deve ter ouvido 1001 dicas de como emagrecer: dietas e mais dietas a até jejum intermitente... Entretanto, não importa qual o método que você escolha, sem esses quatro hábitos que vamos listar, tudo pode ir por água abaixo rapidinho.

Como saber que estou emagrecendo?

Pergunta estranha? Não! Antes de explicar passo a passo como são esses quatro hábitos, é preciso deixar uma coisa clara: emagrecer não é apenas perder alguns quilos na balança. Para um emagrecimento duradouro, saudável e sustentável, não basta perder quilos, mas sim mudar sua composição corporal.

Composição corporal e emagrecimento

Você já ouviu falar de massa magra? Basicamente falando, a massa magra é o seu músculo. Caso você já tenha começado um programa de treinamento de musculação, por exemplo, e viu que o peso na balança não caiu ou até mesmo aumentou, não se assuste. Provavelmente você está ganhando massa muscular.

Mas como isso? Massa muscular x Gordura

É simples. A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura – obviamente. Entretanto, 1 kg de músculo ocupa menos espaço que 1 kg de gordura. Ficou difícil? Pense num algodão e numa barra de chumbo. Pegue 1 kg de cada uma. Imagine quanto algodão você vai precisar para alcançar 1 kg. Em compensação, uma barrinha de chumbo alcança fácil, fácil 1 kg.

Antes de olhar para a balança, olhe para o espelho! Outras formas de identificar se você está ganhando massa muscular ou gordura é por meio de uma:

  • Medição da circunferência;
  • Redução do resultado do adipômetro (um instrumento utilizado para medir a “gordurinha”);
  • Biopedância.

Agora que você já sabe o essencial, vamos para as dicas. Nos inspiramos nos conselhos da conhecida Nia Shanks.

4 hábitos para quem quer emagrecer

Hábito emagrecedor 1: Coma mais frutas e vegetais

Caso você tenha alguns (ou muitos) quilos para perder, um dos objetivos principais que você tem que ter é de comer mais frutas e vegetais durante o dia. Eles são ótimos para garantir saciedade, já que são ricos em fibras. Além disso, contém baixa quantidade de calorias e são recheados de vitaminas e minerais.

E o melhor. Caso comece a comer ainda mais frutas e vegetais, você basicamente estará “enchendo” o seu estômago com algo bom, não deixando espaço para umas besteirinhas que podem aparecer pela frente.

Hábito emagrecedor 2: Faça musculação ou treinamento de força 3x na semana

Engana-se quem pensa que ficar horas e horas na academia todos os dias é o que garante resultado. Comece pelo básico. Crie o hábito de fazer musculação ou treinamento de força pelo menos três vezes na semana.

Com essa frequência, o corpo receberá o estímulo certo para começar a queimar gordura. Isso graças ao trabalho de manter e aumentar a quantidade de massa muscular. Ou seja, quanto mais massa muscular você tiver, mais calorias o corpo terá que gastar para manter esse tecido funcionando de forma saudável.

Você pode tentar começar com alguns exercícios de perna ou de corpo inteiro, como esse aqui que o Leo Roscoe passou!

Hábito emagrecedor 3: Mexa-se nos dias OFF

Nos dias nos quais você não realizará nenhum treinamento de força, é importante fazer alguma atividade. Você pode:

  • Fazer um treino de HIIT;
  • Correr/caminhar 30 minutos no parque;
  • Andar de bicicleta;
  • Nadar;
  • Pular corda por 10 minutos;
  • Qualquer coisa que você goste que envolva MOVIMENTO!

Não faça sempre a mesma atividade – isso também enjoa. Foque no que goste. Não gosta de HIIT? Vá para a corrida. Cansou da corrida? Vá para a bike. Assim, você mantém a queima calórica lá em cima ao mesmo tempo em que trabalha seu sistema aeróbico. Queremos não só emagrecer, mas nos manter saudáveis!

Hábito emagrecedor 4: Coma mais proteína

A dica aqui não é deixar de comer carboidratos – isso depende da sua dieta e seu objetivo. Entretanto, para quem quer emagrecer, incluir uma grande quantidade de proteína em toda refeição e nos snacks é ideal para manter os músculos funcionando de maneira correta. Agora, você está fazendo treino de musculação e aeróbico! Caso não consuma a quantidade adequada, o corpo começará a funcionar inadequadamente. E aí começa: cansaço, sono excessivo, queda de cabelo, stress...

A dica é misturar todas as fontes: ovos, peixe, carne vermelha, carne branca, legumes, feijão, lentilha...

Quer deixar tudo mais fácil? Fizemos um calendário para você

Sabemos que por vezes fica difícil encaixar tudo na nossa rotina. Por isso, fizemos um calendário para você conseguir começar um estilo de vida saudável e emagrecer!

E aí, gostou? O que você já faz para emagrecer de forma saudável?

Postagem mais antiga