O segredo para um sono perfeito

Você é do tipo de pessoa que encosta a cabeça no travesseiro e cai no sono até a manhã seguinte, ou que fica virando a noite inteira de um lado para o outro? Ou até mesmo que dorme a noite inteira, mas acorda cansado(a), como se não tivesse tido um sono perfeito? Essa é uma questão importante, pois uma boa noite de sono é crucial para uma boa qualidade de vida. Por essa razão, separamos o segredo para você ter um sono perfeito.

Um sono perfeito como meta

Conseguir descansar é tão importante quanto se alimentar de forma saudável ou praticar esportes. Quando não temos um sono perfeito, as nossas funções cerebrais ficam prejudicadas, o que acaba por afetar até a excreção de hormônios e o seu rendimento no trabalho, estudos e treino.

Tais disfunções aumentam consideravelmente o risco de desenvolvermos doenças que vão desde diabetes a até cardiovasculares, além de aumentar a probabilidade de ganharmos algumas gordurinhas.

E porque falar sobre um sono perfeito hoje em dia é tão importante?

A nossa rotina de vida moderna, recheada de telas, agitação e ansiedade, diminuiu drasticamente a qualidade do nosso sono. Por isso, conhecer cada vez mais técnicas sobre como ter um sono perfeito é cada vez mais importante.

Segredo para um sono perfeito

Com essas dicas que vamos compartilhar, além de você conseguir ter um sono perfeito, ficará cada vez mais fácil levantar de manhã com disposição. Assim, você conseguirá aproveitar cada vez mais seu dia com todo o desempenho que você merece.

Formula 10-3-2-1-0

Essa fórmula para um sono perfeito foi criada por Craig Ballantyne, um pesquisador de qualidade de vida. Para ele, tudo começa durante o dia.

10 horas antes do sono perfeito

O primeiro estágio começa 10 horas antes você ir para cama. Nessa hora, pare toda a ingestão de estimulantes, principalmente cafeína, para não estimular demasiadamente seu sistema nervoso. Assim, entra no rol de produtos proibidos:

  • Café;
  • Chá verde ou preto;
  • Refrigerantes de cola;
  • Chocolates; e
  • Cigarros.

3 horas antes do sono perfeito

Três horas antes de você se deitar, não consuma ou coma nada – de qualquer tipo – e muito menos ingira bebidas alcoólicas. Isso porque nosso corpo utiliza grande quantidade de energia para processar toda a comida e o álcool. Essa pode ser a razão de por vezes acordarmos tão cansados de manhã. Afinal, nosso corpo não descansou para conseguir processar todas essas substâncias.

2 horas antes do sono perfeito

Agora precisamos trabalhar com a nossa mente. Duas horas antes de você se deitar, não pense em trabalho e muito menos faça algo relacionado ao seu trabalho. Deixe as coisas para amanhã. Uma dica é, anote tudo o que você teria que fazer nesse tempo e deixe para o dia seguinte. Isso é uma dica valiosa para o controle do stress.

Após esquecer do trabalho, utilize técnicas de meditação para relaxar o corpo e a mente. Você também pode ouvir músicas relaxantes ou ler algum livro para ter um sono perfeito.

1 hora antes do sono perfeito

Está chegando a hora de ir para a cama. Nesse estágio, desligue tudo quanto que é aparelho eletrônico – inclusive o celular! O corpo vai começar a entender que é hora de descansar. Reserve esse tempo para seu sistema nervoso se acalmar. Fique em um ambiente escuro e silencioso nesse momento. Agora é a hora de relaxar completamente.

Durante o sono perfeito

Essa última etapa é para você dormir bem e acordar com disposição. Pode parecer difícil, mas é só uma questão de hábito. Quando o primeiro alarme tocar, levante no mesmo minuto e dê uma bela espreguiçada. Isso fará com que o corpo comece a entender que é hora de levantar.

Uma boa noite de sono para todos(as)

Os passos não serão eficazes da noite para o dia. Tudo é uma questão de adaptação. Quando dermos por nós, já estaremos tendo noites tranquilas e relaxantes. E nada melhor do que isso para começarmos o dia e atingirmos o que queremos, certo?

 

Postagem mais antiga Postagem mais recente

0 Comentarios

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a postar um!

Deixe um comentário